sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Importância do Guia PMBOK

O guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos – PMBOK (Project Management Body of Knowledge), produzido pelo Project Management Institute (PMI), é a soma do conhecimento dentro da profissão de gerenciamento de projeto. O PMBOK completo inclui práticas comprovadas tradicionais que são amplamente aplicadas, bem como, práticas inovadoras que estão surgindo na profissão, e as que têm um consenso generalizado sobre o seu valor e utilidade.
Também se destina a fornecer um vocabulário comum entre a profissão e a prática para falar e escrever sobre gerenciamento de projeto. Ele também é usado pelo PMI como referência básica para o seu programa de desenvolvimento profissional, incluindo de certificação “Profissional em Gerenciamento de Projeto” (Project Management Professional -PMP).

Benefícios
Organizações que implementarem a metodologia PMBOK pode esperar os seguintes benefícios:
·   Maior produtividade devido à utilização de uma metodologia padrão.
·   Aumento da rentabilidade do projeto devido à melhora nos processos de planejamento e controle dos recursos do projeto.
·   Redução de recursos aplicados a projetos sem valor agregado.
·   Padronização das práticas em todos os departamentos.
·   Sistema padronizado entre as empresas e segmentos industriais.
·   Sua metodologia orientada a processo define o conhecimento necessário para gerenciar o ciclo de vida de qualquer projeto, programa e portfólio.

O Desafio
Os seguintes desafios podem afetar a empresa nos seus esforços de implantação:
·         Muitos projetos para os limitados recursos da empresa.
·         Dificuldade para determinar o impacto específico do programa de implantação de gerenciamento de projeto, em comparação com outras iniciativas de melhoria de grande porte.
·         Lacunas de competências em Gerenciamento de Projeto em toda a empresa.
·         Envolver toda a organização na execução do programa.
·         Obter patrocínio e compromisso da alta direção.
·         Manter o processo de desenvolvimento curto.
·         Considerar apenas os benefícios financeiros e não levar em conta os benefícios não-financeiros como o retorno sobre o investimento.




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