sábado, 15 de outubro de 2011

Comunicação Por Si Só

Falamos muito em comunicação e quase não falamos sobre o que ela é.

A comunicação tem papel essencial na realização de um ser humano. É por meio da comunicação oral que as pessoas personificam seu ser, sua interação com o mundo e instrui algo a alguém.

Por isso, vamos ver aqui a diferença entre comunicação verbal, oral e a não verbal (ou gestual) além de analisar características de um bom comunicador. Todos esses tipos de comunicação ajudam a visualizar, perceber e conscientizar sobre habilidades comunicativas que precisam ser trabalhadas ou potencializadas pertinentes ao favorecimento do sucesso.

O Homem é um ser único capaz de especificidades que o tornam um ser racional (pensante) por caracterizar-se como sujeito dentro de uma sociedade heterogênea por meio da palavra, ou seja, comunicação.

Em suma, os pensamentos, ideias, desejos e sentimentos de um indivíduo são expressados por meio da comunicação oral; este tipo de comunicação é dotada de um aparato rico com estruturas perfeitamente sincronizadas como uma orquestra sinfônica, onde há vários instrumentos que são controlados por um regente, que transmite informações aos executores no intuito de exercerem, no momento exato, as suas funções. Cada um destes instrumentos possui uma estrutura específica responsável por um som, onde interligado a uma outra estrutura forma uma orquestra magnífica, capaz de transmitir uma informação harmoniosa.

O sistema nervoso do cérebro transmite informações aos músculos, que por sua vez transmitem aos órgãos para que estes executem as suas funções. Os sons são agrupados para formar os fonemas, estes são articulados resultando em palavras. São estas palavras, um conjunto de fonemas articulados que denominamos de fala ou dicção. Para que a expressão dos pensamentos, das ideias, em forma de fala, sejam exteriorizados, comunicados, é necessário que haja sincronia entre o que você fala com o que você transparece através da linguagem corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário